INOVAÇÃO E SEGURANÇA ENERGÉTICA
A Primeira Usina a Biometano do Brasil no Sistema Interligado Nacional
Projeto desenvolvido pela Mercurio Partners, em parceria com a Orizon VR e Gera Energia, vencedor do Leilão Emergencial (Procedimento Competitivo Simplificado – PCS 2021). Geração de energia a partir de biometano após tratamento do biogás gerado no Aterro Sanitário de Paulínia (SP).
NÚMEROS DE DESTAQUE
22,8MW
de capacidade instalada
180Mi
de investimento
300mil
pessoas abastecidas de energia
200m³
de CO2 não emitidos na atmosfera por ano
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Gerar energia e solucionar o problema de resíduos sólidos urbanos
A usina termelétrica Paulínia Verde utiliza o biometano produzido a partir do biogás do aterro para gerar energia para o Sistema Interligado Nacional. O biogás é obtido a partir da degradação da matéria orgânica contida no lixo urbano. Através de processos de purificação, a usina transforma esse biogás em biometano, um combustível renovável e descentralizado. A utilização do biometano para geração de energia elétrica evita as emissões de gases de efeito estufa.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Matéria-Prima
No aterro sanitário, o biogás é produzido a partir da decomposição dos restos de comida (matéria orgânica) contidos no lixo urbano das cidades próximas
Transformação
A UTE Paulínia Verde transforma o biogás em biometano, gás natural renovável, para usar como combustível
Geração
Nos motores da UTE Paulínia Verde, o gás biometano é queimado para gerar energia elétrica
Transmissão
A energia firme e renovável gerada na UTE Paulínia Verde é inserida no Sistema Interligado Nacional (SIN)
ONDE ESTAMOS
Um dos centros de carga mais importantes do país
A UTE Paulínia está localizada no Ecoparque de Paulínia, empreendimento que atualiza o antigo conceito de aterro sanitário – onde o lixo das cidades é depositado e coberto com terra – e transforma os detritos em um negócio rentável, que associa preservação ambiental e geração renovável de energia. Sua localização estratégica gera energia e movimenta a economia em um dos centros de carga mais importantes do país, que é a região de Campinas (SP).