Localizada em Paulínia/SP, a usina termelétrica Paulínia Verde entrará em operação comercial em maio de 2022. O empreendimento é uma joint venture entre a Mercurio Partners, o Grupo Gera e a Orizon Valorização de Resíduos. O projeto, inicialmente desenvolvido pela Mercurio Partners, foi um dos vencedores do leilão realizado pela Aneel em 2021. Com investimento total no valor de R$ 180 milhões e com 25,3 MW de potência instalada, a UTE irá gerar energia para o Sistema Elétrico Brasileiro a partir de biogás e biometano.
Segundo o fundador da Mercurio Partners, Alexandre Americano, a UTE Paulínia irá servir, no longo prazo, para inserção de energia firme no Sistema e contribui para movimentar a economia em um dos centros de carga mais importantes do país, que é a região de Campinas (SP).
“Outro ponto relevante da UTE é a transição para uma fonte limpa e renovável de geração de energia. Além de viabilizar a produção de biometano nesta região, a usina continuará a serviço do sistema para gerar confiabilidade e despachabilidade próximo ao centro de cargas”, disse.