A Mercurio Partners acaba de viabilizar em conjunto com sua cliente, Imetame, a implantação da UTE Prosperidade III, termelétrica a gás natural com 50MW de potência, localizada na cidade de Camaçari, na Bahia.

Originalmente projetada para ser uma usina a biomassa, a Mercurio originou a oportunidade, assessorou na compra do PPA e conduziu o processo de transferência junto aos órgãos reguladores, cujo marco final foi em 09/03, a aprovação pela Aneel da transferência de titularidade.

O projeto conta com um mecanismo de compensação de emissão de gases do efeito estufa em conformidade com o GHG Protocol, cujo resultado será a primeira térmica 100% neutra em emissões de carbono do Brasil. Para Alexandre Americano, sócio fundador da Mercurio Partners, trata-se de um importante marco para o mercado energético nacional. “Esse projeto quebra o paradigma de que usinas termelétricas são caras e poluentes. A UTE Prosperidade III terá um custo de energia altamente favorável ao consumidor, contando com energia firme que utiliza gás nacional, com o diferencial de ser ambientalmente correta”. Além do fator inovação, este projeto servirá como modelo para outros empreendimentos que buscam desenvolver ou se adequar diante das demandas globais por sustentabilidade e adequações em ESG, finaliza o executivo. A UTE tem previsão de entrada em operação no segundo semestre de 2022.